Seguindo as dicas de como melhorar suas finanças e evitar comprar coisas supérfluas, aqui vão algumas frases que você usa contra você mesmo para tomar más decisões com o seu dinheiro!
É fácil justificar compras impulsivas dizendo que você merece um mimo. No entanto, essa mentalidade pode levar a gastos excessivos com coisas desnecessárias.
Promoções podem ser tentadoras, mas comprar algo só porque está com desconto não é economizar, é gastar com algo que você provavelmente não precisava.
O medo de perder uma oportunidade (FOMO – Fear Of Missing Out) pode levar a compras impulsivas, para ter certeza que não está sendo manipulada espere um tempo e veja se realmente precisa do item.
Comparar-se com os outros pode ser uma armadilha perigosa, o que funciona para os outros pode não ser o melhor para você.
Parcelar compras pode parecer uma solução, mas você acaba pagando mais no longo prazo devido aos juros.
A felicidade momentânea de uma compra pode desaparecer rapidamente, enquanto o impacto financeiro pode durar muito mais.
Eu já caí e, às vezes, a tentação é tão grande que fica difícil reconhecer que não precisamos de algo.
Uma estratégia que uso quando essas frases aparecem é NÃO comprar na hora que a vontade surge.
Geralmente, espero uma semana e então tomo a decisão de comprar ou não. Normalmente, funciona e chego à conclusão que realmente não precisava.
Interessante que a gente precisa se conhecer e ficar atento às nossas próprias armadilhas.
Faz sentido?!
Além disso, tem aquele fator comparação. Geralmente nos comparamos com os outros, no que eles estão fazendo, comprando ou vivendo, mas lembe-se que cada um tem o seu momento, e se comparar é uma das piores armadilhas que pode existir.
Lembre-se da frase que você já deve ter ouvido na infância pela sua mãe (grande sábia das finanças e você nunca valorizou): você NÃO é todo mundo! 👈
Pense nisso e, em vez de comprar o que não precisa, adote o consumo consciente, ou seja, pense no impacto das suas compras não só no seu bolso, mas também no meio ambiente e na sociedade. Invista em produtos duráveis, opte por marcas sustentáveis e reflita sobre a real necessidade de cada compra.
Em vez de acumular bens materiais, invista em algum lugar que possa trazer um retorno financeiro e pessoal. CDB, Tesouro Direto, ações, cursos… invista no que pode trazer algum retorno para você no futuro.
Revisado por Equipe Ana da Grana
Fique por dentro das novidades!
© 2024 Ana da Grana. Todos os direitos reservados.